Verdades sobre a Alta ingestão de Proteínas

Verdades sobre a Alta ingestão de Proteínas

Dois dos equívocos muito comuns sobre dietas ricas em proteínas são de que elas irão danificar seus rins e que comer muita proteína irá levar à perda óssea e osteoporose. Para pessoas saudáveis, nenhum destes são verdadeiros.
De fato, a evidência sugere que dietas de alta proteína pode melhorar a resistência óssea e claro, comer proteína de alta qualidade apoia a manutenção da massa muscular com a idade, o que é um fator primordial para a saúde óssea e prevenção de fraturas relacionadas com a osteoporose. Em termos de saúde dos rins, as pessoas com função renal normal não comprometem seus rins por comer uma dieta de alta proteína, mas para as pessoas com risco de doença renal crônica, dietas de alta proteína pode comprometer a função renal. A relação entre a função renal e cargas de proteína dietética grande é complicada e a seguinte análise irá ajudá-lo a compreender e tomar suas próprias decisões sobre a ingestão de proteínas.

Não há nenhuma evidência de que comer uma alta proteína danifica os rins. O equívoco de que comer muita proteína fere os rins vem do fato de que, em pessoas com doença renal crônica, a ingestão de alta proteína pode comprometer ainda mais a função renal, mas estas são as pessoas cujos rins já não estão funcionando bem.

Rins fazem uma variedade de coisas no corpo, incluindo filtrar seu sangue para se livrar do “lixo”, manter o pH sanguíneo adequado, produzir alguns hormônios e regular a quantidade de água e sódio no sangue. Os rins processam os resíduos de produtos do alimento que você come, incluindo a proteína.

Comer grandes quantidades de proteína faz aumentar a taxa em que os rins estão filtrando (chamado hiperfiltração), mas não há evidências de que este vai danificá-lo. Em vez disso, um grupo de pesquisa que publicou uma revisão de como a ingestão de proteína afeta a função renal escreve que “hyperfiltration” é um mecanismo adaptativo normal.Pense nisso como um “treinamento” dos rins, da mesma forma que você treinar o sistema cardiovascular ou muscular com o treinamento de força.

Adicionar comentário